8º Fliaraxá chega com o tema “Literatura, Leitura e Imaginação”

Redação 16 de maio de 2019 0

No feriado de Corpus Christi, de 19 a 23 de junho, a cidade mineira sedia o Fliaraxá, que conta com programação gratuita de encontros, workshops e gastronomia

O mundo das letras mais uma vez desembarca no interior das Minas Gerais. A 8a edição do Fliaraxá – Festival Literário de Araxá – vem com o tema “Literatura, Leitura e Imaginação” para atrair o universal ao regional, produzindo sinergias onde a cultura preserva o patrimônio e este valoriza a cultura. O cenário é o Tauá Grande Hotel e Thermas de Araxá onde, entre 19 e 23 de junho, feriado de Corpus Christi, mais de cem autores e autoras vão se reunir para celebrar o amor pelos livros e pela leitura. Como já virou tradição, a acolhedora Araxá será inundada por um mar de gente interessada nos debates, palestras, conversas, sessões de autógrafos e leituras.

O Patrono desta edição é o nosso mais importante escritor, Machado de Assis, que no dia 21 de junho, sexta-feira, o Brasil comemora o aniversário de 180 anos. Ele foi um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras. Uma homenagem será realizada com a presença do atual presidente da entidade, o escritor Marco Lucchesi, acompanhado de outros acadêmicos. A Patrona Local será a escritora Maria Santos Teixeira (in memoriam).

Dando sequência à vocação lusófona do Festival, o autor homenageado é o português Valter Hugo Mãe, que lança livro novo. A novidade é que toda parte visual do evento será composta por ilustrações de Valter, que também é artista plástico, feitas com exclusividade.

A curadoria é composta pelo criador do Festival, o gestor cultural Afonso Borges, pela historiadora e professora Heloisa Starling, o cientista político Sergio Abranches, a filósofa Marcia Tiburi e o educador Leo Cunha. Os curadores locais são os escritores Luiz Humberto França, Rafael Nolli e Rodrigo Feres.

“Araxá retomou seu protagonismo turístico e cultural nos sete anos de realização do Fliaraxá, que promoveu uma verdadeira revolução na cena cultural local. Uma ação permanente, que perpassa os dias do Festival, fez aumentar o número de leitores, fortaleceu a cadeia produtiva, estimulou o surgimento de novos autores, seja via Concurso de Redação ou simplesmente pelo contato direto com os grandes nomes da literatura nacional e internacional que todo ano desembarcam na cidade”, explica Afonso Borges.

O Festival reuniu, no ano passado, quase 30 mil pessoas, em quatro dias de evento, com a presença de 120 autores. Turistas e moradores atraídos não só pela literatura, mas pelo “Fliaraxá Gastronomia” montado em grandes estruturas na área externa com Hotel, com uma programação musical diversificada e de bom gosto.

Toda a programação do Fliaraxá tem entrada gratuita, graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura, por intermédio do patrocínio da CBMB, apoio cultural do Itaú e parceria do Sesc SP.

São parceiros institucionais desta edição: a Prefeitura Municipal de Araxá, a TV Integração, a TV Globo, a Câmara Brasileira do Livro, a Uniaraxá, a Academia Araxaense de Letras, o Sesi-MG, o Sesc-MG, o Senac-MG e o Sebrae-MG. A realização é da Associação Cultural Sempre um Papo, sob a coordenação geral da Rubim Produções.

Convidados Fliaraxá 2019

Entre os convidados para as mesas de debates da edição 2019 do Fliaraxá estão: Monja Coen, Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Talita Talibert, Simone Paulino, Elisa Ventura, Luiz Ruffato, Schneider Carpeggiani, Paulo Werneck, Jussara Santos, Lucas Guimaraens, Leila Ferreira, Carla Madeira, Daniella Zupo, Cris Guerra, Sergio Abranches, Heloisa Starling, Clóvis de Barros Filho, Vagner Fernandes, Ana Luisa Escorel, Marina Colasanti, Aline Bei, Alice Ruiz, Cristovão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão, Edney Silvestre, Ricardo Linhares, Graziela Azevedo, Marco Luchesi, Antonio Carlos Secchin, Sergio Sá Leitão, Marcelo Matte, Marta Porto, Antônio Torres, Maria Valéria Rezende, Míriam Leitão, Antonio Prata, Alla Mitchell, Luiz Antonio Aguiar, Leo Cunha, Pedro Bandeira, Fe Liz, Lucrécia Leite, Marco Haurélio, Renato Zupo, Cátia Lemos, Ana Clara Saso, Ana Elisa Xavier, Ana Paula Machado Kikuchi , Arahilda Gomes Alves, Augustto Cipriani, Birgit Yara Frey Riffel, Celeste Moura, Celso Alexandre De Souza Lima, Cesar Campos, Claudelir Clemente, Daniel Bicalho, Denise Arantes, Domingos Antunes, Dr. Bruno Barbosa Borges, Dr. Marcus Paulo, Edilson Rodrigues Palhares, Francisco Ilídio Ferreira Rocha, Glaura Teixeira Nogueira Lima, Heleno Álvares, Iara Rachid, Idelma Borges Costa, Janaína Silva, João Eurípedes Sabino, João Victor Oliveira, Josimar Dos Reis De Souza, Jovandir Batista, Juliana Rage, Karolina Cordeiro, Leni Nobre De Oliveira, Lilian Natal, Luiz Humberto França, Marcos Takeshi, Mariana Carneiro, Maurício Melo Junior, Mauro Maniglia, Melina Costa Verissimo, Paulo Martins, Pedro Gontijo, Priscila Serato, Dr. Almir Garcia Fernandes, Rafael Nolli, Renato Muniz B. Carvalho, Rodrigo Feres, Sarah Salerno, Steven Byrd, Vera Lúcia Dias, Vilma Cunha Duarte, Virmondes Afonso Ribeiro Junior, Walter Soares Dos Reis, Ludmila Garcia Ribeiro Nessralla, Tainá França Verona, Paulo Fernando Silveira. E muitos outros que estarão no Fliaraxá para autografar seus livros na “Estação de Autógrafos”.

Educação e Leitura:  o legado do Fliaraxá 

O objetivo do Fliaraxá é o estímulo à leitura, principalmente entre as crianças e os jovens. É visível o crescimento do interesse pelo livro nesta faixa etária, retorno dado pelos professores, escolas e educadores de Araxá. Em 2018, aconteceram diversas atividades em colégios uma semana antes do início do evento.

A receptividade foi tão positiva que este ano o “Pré-Fliaraxá” vai promover um verdadeiro “esquenta” nas escolas públicas e particulares da cidade, entre os dias 10 e 18 de junho,  em uma forma ativa de envolver a população e democratizar ainda mais o acesso à cultura.

A efervescência cultural ativa a economia criativa de Araxá. Numa verdadeira maratona, vão acontecer debates, palestras, oficinas, contação de histórias, rodas de leitores, saraus e doações de livros. Na outra ponta, leitores e ouvintes atentos de todas as idades, entre eles recuperandos da APAC em regime especial.

A 8a edição repleta de atrações 

O 8o Fliaraxá dará continuidade às linhas traçadas com sucesso em suas edições anteriores: forte presença nas escolas, professores e pais, com interlocução junto ao poder público, na área de educação; uma imensa livraria, a cargo da Blooks, do Rio de Janeiro, que venderá também livros a preços reduzidos; a continuidade do concurso de redação ‘Maria Amália Dumont’; integração entre a história dos patronos e autores homenageados com os alunos e as escolas; e programação específica dirigida às crianças e adolescentes.

A área de Gastronomia, instalada na parte externa do Grande Hotel, vai ter, este ano, o acréscimo de conteúdo focado na culinária mineira e da região, além de fazer uma comunhão com a literatura. Serão convidados chefs, especialistas, jornalistas e pessoas da área para palestras e aulas. Um projeto vai alinhar a comida dos grandes clássicos com jantares/palestras. Estão na pauta também as cervejas artesanais, os queijos, doces e demais componentes da chamada Economia Criativa. Além disso, uma extensa e proveitosa programação de teatro e música.

Destaca-se também o projeto ‘Sempre Um Papo’, onde os escritores conversam descontraidamente com o público, em salas menores, durante uma hora por dia, fora da programação oficial; o ‘Fliaraxá Mirim’ vai construir atividades dedicadas às crianças na grama e arredores do Grande Hotel; o evento pretende também incentivar as agências a promover visitas guiadas às fazendas produtoras de queijo e cachaça na região e à Serra da Canastra, impulsionando a Economia Criativa da região. Além disso, vale ressaltar a presença institucional do Sesc, Senac, Sesi e Sebrae, com uma programação de cursos, workshops e conteúdo específico.

A Blooks, de Elisa Ventura, será novamente a livraria oficial do evento que, com mais de 30 mil títulos, se materializa como uma das maiores livrarias em extensão do País, em festivais. Ali será instalada a ‘Estação de Autógrafos’, que vai acolher um grande número de escritores a assinar suas obras.

Serviço

8º Fliaraxá – Festival Literário de Araxá

De 19 a 23 de junho de 2019

Local: Tauá Grande Hotel Termas de Araxá – Rua Águas do Araxá, s/n – Barreiro, Araxá – MG

Informações em www.fliaraxa.com.br

Redes Sociais

facebook.com/fliaraxa

Instagram – @fliaraxa

Twitter – @fliaraxa

Deixe um Comentário »