Saúde de Campos Altos intensifica ações de combate à dengue

Redação 28 de maio de 2018 0

Poder público realiza atividades e pede apoio da população no combate ao Aedes Aegypti

Os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti aumentam em decorrência da elevação de focos causada por água parada. Para que isso não aconteça, a Prefeitura de Campos Altos, no Alto Paranaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde, setor de Vigilância Ambiental, alerta os munícipes sobre a importância de cada um no combate ao transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

“A participação da população é essencial e deve ser estimulada com atitudes simples”, alertam. A maneira mais eficaz de prevenir as doenças que o mosquito pode transmitir à população é impedir o ciclo de reprodução do Aedes.

“O inseto coloca seus ovos apenas em recipientes que acumulam água. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito, como pneus velhos, calhas entupidas, vasos de plantas e caixa d’água mal vedada”, destacou Jefferson Turola, responsável pelo setor de Vigilância Ambiental de Campos Altos.

Dicas

Cobrir caixas d’água e evitar o entupimento de calhas;

Não deixar pneus expostos ao tempo, nunca permitindo o acúmulo de água dentro deles;

Limpar bandejas externas das geladeiras e ar-condicionado;

Esvaziar garrafas, baldes e latas. Guardá-los em local coberto;

Lavar semanalmente, com buchas, sabão e água corrente, o pote onde os animais domésticos se alimentam.

Fumacê

Em continuidade as ações contra o mosquito Aedes Aegypti, a Prefeitura aumentou o número de agentes de endemias que passam pelas casas, para a fiscalização de locais que acumulam água.

Outra ação foi à colocação da Camionete do Fumacê para percorrer as ruas do município. “É de suma importância que ao perceber a chegada da Camionete, que a população abra as portas e janelas para uma maior fixação do produto lançado”, explica Jefferson. Ainda ressalta que este trabalho tem como objetivo combater o mosquito da dengue em fase adulta, mas o importante é que a população se conscientize na eliminação do foco do Aedes Aegypti.

“Por isso é fundamental que os moradores não deixem recipientes que possam acumular água, assim, estamos evitando criadouros para novos mosquitos. O trabalho do Fumacê é uma ação momentânea, mas a preservação de locais sem água parada é mais eficaz para evitar a proliferação dos mosquitos”, disse. A Camionete do Fumacê Passará pelas ruas de Campos Altos até o dia 15 de Junho.

Deixe um Comentário »