Procon de Araxá elabora programação especial para comemorar 25 anos

Redação 12 de março de 2018 0

Ações incluem atendimentos itinerantes, em escolas e lançamento de cartilha informativa 

No ano em que completa 25 anos, o Procon prepara ações e incrementa a rotina com atendimentos diferenciados para consumidores, fornecedores e empresas. A programação é iniciada em 17 de março, em comemoração ao Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.  Na ocasião, será apresentada à população e aos convidados o cronograma das atividades comemorativas. O evento ocorrerá às 10h, no Calçadão da Rua Presidente Olegário Maciel, em frente ao prédio da Fundação Calmon Barreto.

Uma das iniciativas é o programa Procon nos Bairros, onde a cada sábado a equipe estará em um bairro específico prestando informações, tirando dúvidas e adiantando a resolução de alguns casos.

A primeira edição do programa acontecerá no dia 17/03, no Calçadão, juntamente com o evento de apresentação das atividades comemorativas.  Será lançada, ainda, no mesmo dia, a Cartilha Cidadã sobre direitos básicos do consumidor. O intuito é minimizar a quantidade de golpes e sanar dúvidas básicas através da informação.

A rede municipal de ensino também é um foco das ações do Procon com o lançamento do programa Procon Mirim, em que haverá treinamento de professores para ensinarem em sala de aula sobre os direitos dos consumidores.

Outra atividade, prevista para ocorrer durante o ano, é o encontro do Procon Estadual com os lojistas, fornecedores e prestadores de serviços, quando será apresentada, através de palestra, uma visão geral do Direito e da Defesa do Consumidor, indicando práticas comerciais consideradas infrações à legislação de defesa do consumidor ou delitos penais e as medidas corretivas adequadas.

A partir do dia 17/03 estará, ainda, no ar o site do Procon Araxá (www.procon.araxa.mg.gov.br), com o intuito de levar informação mais rápida e sempre atualizada ao consumidor.

“O que buscamos, além das atividades de atendimento, é a educação para o consumo, ações preventivas para evitar golpes e ciência dos direitos de consumidores e fornecedores. Uma ação que trabalhamos são as pesquisas lançadas conforme cada época ou data festiva para facilitar a vida do consumidor. Durante este ano buscamos comemorar, pois o Procon de Araxá é um dos mais antigos de Minas Gerais tendo 25 anos, enquanto o Código de Defesa do Consumidor no Brasil tem 27 anos e cerca de 16% da população passa anualmente pelo Procon. Enxergamos o Procon como um serviço essencial para a comunidade”, destaca Belma Nolli.

Atendimento

O Procon tem equipe formada 11 profissionais, sendo coordenação geral, coordenação técnica, sete estagiários, auxiliar administrativa e serviços gerais. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, com distribuição de senhas das 9 às 14h, atendimento até às 16h e encerramento às 17h. O endereço é Rua Dom José Gaspar, 829, Centro.

Deixe um Comentário »