Reunião Extraordinária para votação da LOA e do PPA acontece no dia 8 de dezembro

Redação 6 de dezembro de 2017 0

Na tribuna, Parlamentares cobraram informações de obras na cidade

Na primeira Reunião Ordinária do mês de dezembro, e penúltima do ano legislativo, o Presidente da Câmara Municipal de Araxá, Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), anunciou a data da votação da Lei Orçamentária Anual 2018 e do Plano Plurianual de Ação 2018/ 2021.

A Reunião Extraordinária para apreciação dos dois projetos vai acontecer no dia 8 de dezembro, às 10 horas, no Plenário Guilherme Gotelip Neto.

Usaram a tribuna na tarde desta terça-feira os vereadores: Robson Magela (PRB), Raphael Rios (SD), Hudson Fiuza (PSL), Fernanda de Castelha Afonso (PSL), José Valdez da Silva (Ceará – PMB), Edinho Souza (PTB) e Carlos Roberto Rosa (SD).

Robson Magela

Primeiro a usar a tribuna, o Vereador Robson Magela comentou a repercussão da revitalização da Avenida Antônio Carlos. Para ele, o dinheiro utilizado na obra, que custou mais de um milhão de reais, poderia ter sido investido em saúde, educação, reajuste salarial para os servidores, melhorias nas estradas vicinais e coleta de lixo. Robson afirmou que vai apresentar um projeto de Decreto Legislativo para que seja convocado um plebiscito com o objetivo de ouvir a opinião da população Araxaense em relação à construção dos viadutos.

Indicação – Que a Prefeitura Municipal de Araxá envie para todos os vereadores a prestação de contas de revitalização da Avenida Antônio Carlos assim que as obras forem concluídas.

Moção de Congratulações – Moções de Congratulação e Reconhecimento às seguintes instituições municipais de ensino: EMEI Dom Pixote; EMEI Francisco Braga; CEMEI Magdalena Lemos; CEMEI Querobina Gomes Borges; CEMEI Sarah Valle Abrahão; CEMEI Francisca Querina Martins de Oliveira.

Indicação – Que o IPDSA notifique o proprietário do terreno localizado em frente ao número 295 da Avenida Maria Aparecida Pereira, no bairro Recanto do Bosque, para que ele providencie a limpeza da área.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá providencie a pavimentação asfáltica dos trechos não asfaltados das ruas do Matadouro e Vicente Alves Barcelos, localizadas no bairro Bom Jesus.

Indicação – Providências em relação à erosão de parte do asfalto da rua Antenor Afonso Júnior, no Jardim das Oliveiras, e retire os entulhos colocados próximo de um bueiro na mesma rua, na esquina com a rua Sebastião Carlos de Menezes.

Finalizando sua participação, Robson apresentou solicitações dos moradores do Bairro São Geraldo, que foram detectadas através de seu Gabinete itinerante.

Indicação – Que a Polícia Militar intensifique a ronda policial na Praça do Goiano e na Praça Antenor Afonso (Praça do Parquinho), no bairro São Geraldo, após as 22 horas, quando acontece a saída dos alunos do Uniaraxá.

Indicação – Que o IPDSA notifique o proprietário do terreno localizado na esquina da rua Guaporé com a rua Pernambuco, no bairro São Geraldo, para que ele providencie a limpeza da área.

Indicação – Que o IPDSA notifique o proprietário do terreno localizado em frente ao nº 483 da rua Santa Catarina, no bairro São Geraldo, para que ele providencie a limpeza da área.

Indicação – Recapeamento asfáltico no quarteirão da rua Pernambuco onde está localizada a residência de número 760.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá instale uma faixa de pedestres nas duas pistas da Avenida Amazonas, no bairro São Geraldo, na altura do número 165.

Indicação – Que a Prefeitura de Araxá tome providências para a conservação da Praça Antenor Afonso, antiga Praça do Parquinho.

Raphael Rios

O Vereador Raphael Rios aproveitou seu tempo regimental para apresentar o relatório de visita as 38 Escolas e Creches Municipais de Araxá. O parlamentar, que é membro da Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Segurança, visitou todas as unidades de ensino durante 9 meses e apresentou as principais melhorias detectadas.

Os problemas principais apresentados foram: falta de valorização dos Profissionais da Educação, fornecimento reduzido de alguns insumos, problemas no transporte escolar, melhorias nos prédios das escolas e melhoria na estrutura para a educação inclusiva.

O Vereador concluiu sua fala informando que, no próximo ano, vai realizar um trabalho semelhante de visitas as Unidades Básicas de Saúde.

Indicação – Que seja estudada contratação de empresa de engenharia especializada em reformas prediais, para atuar nas reformas e creches da cidade.

Hudson Fiuza

O Vereador Hudson comentou os problemas, causados por árvores e galhos de árvores, durante o período chuvoso. O Vereador solicitou providências do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá – IPDSA com relação ao assunto. Diversas reivindicações relacionadas ao trânsito foram apresentadas pelo Parlamentar.

Indicação – Estudos técnicos para implantação do Sistema Binário, e implantação de estacionamento somente de um lado da via nas seguintes ruas na Vila Guimarães: Rua Bom Jesus e Rua Nossa Senhora do Carmo

Indicação – Revitalização da sinalização de solo no cruzamento da Avenida Divino Alves Ferreira com as Ruas Valdemar Siqueira e Irinéia Alves de Paula, com a possibilidade da instalação de uma rotatória.

Indicação – Avaliação das árvores que ficam na Avenida Vereador João Sena, mas também, se houver possibilidade, que seja feita essa avaliação em todas as árvores centenárias de Araxá.

Indicação – Implantação do estacionamento somente de um lado da via pública como medida de regulamentação do trânsito, com a devida sinalização na Rua Oseias Vieira Naves, no Bairro Santo Antônio e Rua Dorvalina Pereira de Melo, no Bairro Parque das Mangabeiras

Indicação – Que sejam feitos estudos técnicos para implantação de melhorias no trânsito, no cruzamento das ruas Rio Branco, Costa Sena e Marechal Deodoro.

Fernanda Castelha

A Vereadora Fernanda iniciou sua participação agradecendo ao Deputado Bosco pela resposta à sua solicitação de aumento de efetivo da Polícia Ambiental em Araxá.

Fernanda também comentou a revitalização da Avenida Antônio Carlos. Ela lamentou a falta de informações com relação ao Projeto e disse não concordar com a obra. A Parlamentar também questionou o fato de duas árvores paus-mulatos terem sido cortadas por causa da revitalização.

Indicação – Agilizar o subsídio de moradia, através do aluguel social, para família que atualmente reside na Rua Emídio Antônio Santos, no Bairro Alvorada.

Indicação – Analise para responder questões relacionadas à Avenida Ítalo Ross.

Indicação – Que seja analisada a situação dos pedidos de resgate de animais abandonados, doentes e atropelados nas vias públicas, que não estão sendo recolhidos e informação sobre quem será novo coordenador da Vigilância Sanitária de Araxá.

Indicação – Reforma da Escola Municipal Aziz J. Chaer, no Bairro Orozino Teixeira.

José Valdez da Silva

O Vereador Ceará lamentou a situação da coleta de lixo em Araxá. Segundo ele a cidade está com 6 caminhões de lixo parados por falta de manutenção. O Parlamentar comentou a triste situação de pessoas que estão coletando lixo reciclado no aterro sanitário. A prática ilegal acontece, infelizmente, devido à necessidade desses catadores. Ceará concluiu pedindo respeito para com essas pessoas e afirmando que a situação ocorre por que o material não é aterrado adequadamente.

Indicação – Organização de agendamentos e consultas no Sistema Municipal de Saúde em Araxá.

Indicação – Que seja providenciado um estudo para a pavimentação na Rua Olivério de Moura Barreto, no Bairro Guilhermina Vieira Chaer.

Indicação – Que possam ser apresentados todos os valores gastos com a coleta de lixo em Araxá.

Edinho Souza

O Vereador Edinho parabenizou o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD e o Programa Casa do Pequeno Jardineiro pela formatura de suas turmas. O Parlamentar destacou o importante trabalho realizado pelos dois programas.

Edinho pediu o apoio de toda a população para a campanha da Associação de Assistência a Pessoa com Deficiência de Araxá- FADA. A instituição promove uma rifa para angariar fundos para que a entidade não feche suas portas em 2018.

Moção de Congratulações – Ao Subtenente Denner, do Tiro de Guerra 04/001, pelos trabalhos realizados e a promoção recebida no Tiro de Guerra em Araxá (Em nome da Mesa Diretora).

Moção de Congratulações – Ao 1º Sargento Paulo Sergio e Subtenente Muller, pelos trabalhos realizados no Tiro de Guerra 04/001, em Araxá (Em nome da Mesa Diretora).

Indicação – Que seja estudada a possibilidade de instalação de um Centro de Referência de Atendimento ao Idoso.

Carlos Roberto Rosa

Roberto também comentou a revitalização da Avenida Antônio Carlos. Ele solicitou que a fonte seja ligada e que o Museu Legislativo seja recuperado juntamente com a sede da Associação dos ex-agentes políticos.

O Parlamentar voltou a comentar a situação do Complexo do Barreiro. Roberto lembrou que o local é o cartão de visitas de Araxá e por isso merece ser cuidado. Ele também lembrou os muitos empregos criados pelo setor de turismo na cidade.

Indicação – Que seja reativa a Fonte Luminosa na Praça da Avenida Antônio Carlos, Centro.

Indicação – Que com a inauguração do Centro Administrativo, após a mudança, seja reativado o Museu Legislativo de Araxá e a sede da Associação dos Ex-agentes políticos de Araxá.

Projetos Aprovados

Projeto de Lei 128/ 17- Dispõe sobre a garantia de vagas para irmãos na mesma unidade de ensino público no Município de Araxá.

Projeto de Lei 122/17- Dispõe sobre estacionamento gratuito para idoso e pessoas com deficiência e dá outras providências.

Ascom Câmara Municipal de Araxá 

Deixe um Comentário »