Arte circense trabalhada na formação de público infantil

Redação 29 de novembro de 2017 0

Público de mais de 1.500 pessoas no Tri Ciclo Espetáculos em Araxá

Cinco apresentações em três dias de ações do projeto Tri Ciclo Espetáculos em Araxá. No último final de semana de novembro público participou de atrações circenses e oficina da arte da Palhaçaria em quatro locais distintos do município. Colégio Sesc, Escola Estadual Rotary, Colégio Dom Bosco foram cenários para o picadeiro do Circo de Dois. Mais de 1.500 crianças com idade de 3 a 14 anos, professores e equipe educacional presentes nas programações.

Participaram estudantes de onze instituições de ensino. A educadora Mariana Lima proporcionou uma experiência diferenciada para as crianças. Nas aulas de arte trabalhou durante todo mês de novembro com o tema circo com a turma do terceiro ano do ensino fundamental.

“Foi um enriquecimento muito grande. O TRI CICLO é um projeto muito preocupado em atingir que todos entendam, expressão corporal e facial, tudo que nos proporcionam aquelas ideias que nos inspiram. Dá vontade de participar na hora, da peça. Vou levar muito disso para a sala de aula”, disse a professora de arte.

A manhã de sábado, 25 de novembro, no Espaço Fratelo, a oficina Estado-Palhaço teve a presença dos interessados em vivenciar o cômico de uma forma alternativa. As emoções trabalhadas como o ponto principal. Alegria que tem como retribuição muitos sorrisos do público. Essa forma de comunicação foi apresentada pelo palhaço Neto Donegá. Com quase 14 anos de vivência circense e participação em dezenas de festivais por todo país com a Cia Pé de Chinelo ele trabalhou as várias nuances de como atuar no formato nariz de palhaço e grandes sapatos.

Vanessa integrou a equipe. Ela é professora de música e teatro em Campos Altos. E voltou para casa com uma nova visão do vivenciar cada momento sobre um palco. “Eu soube da oficina por um professor que viu o convite na internet, e como trabalho com crianças vim em busca de uma nova forma de lecionar, com mais diversão”, explicou.

O projeto TRI CICLO Espetáculos é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet. Idealizado pelas especialistas em cultura Cynthia Verçosa e Lívia Ferolla desde 2010. Fomentando e formando público cultural pelo Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Por cada município uma programação pautada no que há de melhor da música, teatro, circo, oficina e dança no país.

“A avaliação do que foi proposto para Araxá é a melhor possível. Levar as atrações para dentro das escolas é maravilhoso, porque a gente forma esse público cultural para os futuros projetos. E a oficina é a oportunidade dos artistas locais se profissionalizarem”, declara Cynthia Verçosa, diretora artística do projeto TRI CICLO Espetáculos.

O próximo palco do projeto cultural será em Uberaba, na noite de 16 de dezembro.

Ascom Tri Ciclo Espetáculos

Deixe um Comentário »