Prefeitura de Pratinha pede colaboração e economia de água no período de estiagem

Redação 30 de outubro de 2017 0

Poder público divulgou dicas para a economia no município e ressalta risco de falta de água

Da Redação

O longo período de estiagem e a pequena quantidade de chuvas dos últimos dias obrigaram a Prefeitura de Pratinha, no Alto Paranaíba, pedir a colaboração da população para a economia de água na cidade, sob o risco de racionamento e até mesmo a falta dela nas torneiras.

Segundo comunicado enviado por meio do Departamento de Água Esgoto, foram cerca de quatro meses sem chuvas, o que fez o nível dos reservatórios baixar muito, quase chegando ao fim.

“A situação é crítica, pois estamos vendo várias cidades vizinhas que estão completamente sem água, precisamos do apoio e da compreensão de toda a população para que possamos enfrentar juntos esse período crítico de estiagem. Sendo assim pedimos que sigam algumas dicas de como economizar água”, informa o comunicado.

Dicas

Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe-as de manhã cedo ou no fim do dia.

Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.

Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

Utilize somente o necessário.

Deixe um Comentário »