Em noite especial, Fliaraxá 2017 é lançado e novos embaixadores empossados

Redação 24 de outubro de 2017 0

Festival Literário chega à sua sexta edição e acontece nesse ano, no Grande Hotel do Barreiro

Por Caio Ranieri

Na noite de segunda-feira (23), no Teatro Municipal de Araxá, uma noite especial marcou a posse de novos embaixadores e o lançamento da 6ª edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), que acontece de 15 a 19 de novembro, nas dependências, no entorno e salões do Grande Hotel do Barreiro. Uma grande estrutura está planejada e vai ser montada para receber o público, que deve passar de 17 mil pessoas, circulando pelas palestras, cafés, livrarias e eventos programados.

O Fliaraxá 2017 traz como tema “Língua, Leitura e Utopia” e promove uma grande interação com escritores locais, regionais, nacionais e internacionais, como os nomes importantes da literatura lusófona, entre eles, José Eduardo Agualusa, Gonçalo Tavares e Mia Couto, o grande homenageado dessa edição.

“A novidade é praticamente o tema. A gente traz a utopia mediada pela língua e pela leitura. Para isso a gente mudou de lugar, no sentido de ter mais espaço e criamos o Fliaraxá Gastronomia, que é um adendo do Fliaraxá, no sentido de que também, as pessoas vão se divertir, vai ter shows. Um ambiente integrado entre cultura, lazer e conteúdo. A gente não abre mão, que com esse tema, a gente pode dar uma resposta civilizatória para o Brasil inteiro, no sentido de que a utopia pode ser uma palavra de conciliação, um momento que a gente possa refletir sobre o Brasil, as pessoas e principalmente sobre a literatura”, explica Afonso Borges, curador do Fliaraxá.

Entre os nomes nacionais presentes estarão: Zuenir Ventura, J. Borges, Bruna Lombardi, Gregorio Duvivier, Carlos Herculano Lopes, Luiz Ruffato, Ana Maria Gonçalves, Ana Paula Maia, Andrea Zamorano, Carlos Marcelo, Cristovão Tezza, Evandro Affonso Ferreira, Isabela Noronha, Lucrécia Zappi, Daniella Zupo, Marcia Tiburi, Paulo Scott, Roberto Lima, Pedro Muriel, Jose Luis Goldfarb, Claudia Giannetti, Sergio Abranches, Sergio Rodrigues e José Santos. No festival, o público também vai conferir os “Delírios Utópicos” de Cláudio Prado.

Além deles, o público infanto-juvenil contará com uma programação exclusiva, com a presença dos mascotes do Fliaraxá: Tamanduel e Lobato, junto com o Grupo de Teatro Fratelo, e dos autores Alexandre de Sousa (português), Beto Junqueyra, Bianca Santana, Carlos Seabra (luso-brasileiro), Fernanda Takai, Eloar Guazzelli, Jô Oliveira, José Santos, Leo Cunha, Lucrécia Leite, Marco Haurélio, Marlette Menezes, Paula Pimenta, Salatiel Silva, Selma Maria, Silvio Costta e Tiago de Melo Andrade. José Saramago é o patrono do Fliaraxá 2017.

No tocante a estrutura, os salões internos do Grande Hotel vão receber os convidados e visitantes, além de uma grande estrutura que será construída, seguindo o lado esquerdo da recepção do Hotel, passando pela entrada do Cine-Teatro Tiradentes, escadaria do Salão Minas Gerais e entrada da Feira de Artesanato.

Esse espaço todo vai acomodar palco, praças de alimentação, cafés literários, área para crianças e claro, a Livraria do Fliaraxá, outra das principais atrações do evento, que sai dos pouco mais de 300 metros quadrados de 2016 para uma área com mais de 600 metros quadrados em 2017.

“Sempre melhorando nossa livraria. Nesse ano será maior que o ano passado. A Blooks, que é uma grande livraria do Rio de Janeiro e São Paulo vai administrar, sempre como prometido, com um volume imenso de livros entre 10 e 20 reais, e além dos convencionais e cada vez melhores”, destaca Afonso.

Serviço

VI Festival Literário de Araxá – Fliaraxá

Data: 15 a 19 de novembro – quarta-feira a domingo – ENTRADA GRATUITA

Local: Tauá Grande Hotel de Araxá – Barreiro – Araxá/MG

Informações: www.fliaraxa.com.br

Redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter em @fliaraxa

Deixe um Comentário »